terça-feira, 2 de abril de 2013

A comunicação no ambiente escolar

O autor discute a relação entre escola e meios de comunicação, e as várias formas que ela pode assumir de maneira direta e inovadora. Propõe que a escola incorpore os meios de comunicação como motivação, conteúdo de ensino ou análise crítica.
Fornece também sugestões concretas de utilização dos meios de comunicação em sala de aula. "A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os Meios de Comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. A escola também não pode pensar em imitá-los, porque nos Meios predomina a função lúdica, de entretenimento, não a de organização da compreensão do mundo e das atitudes."

"A escola pode e precisa estabelecer pontes com os Meios de Comunicação. Pode utilizá-los como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. Podem os Meios apresentar o próprio conteúdo de ensino (...) bem como ser, eles próprios, objeto de análise, de conhecimento."

"Os Meios de Comunicação - o jornal, o rádio, a televisão, o cinema - podem ser utilizados como ponto de partida de um novo assunto, como pesquisa prévia para debates, como motivação, como estímulo."

"Os Meios podem ser utilizados também como conteúdo de ensino, como informação, como forma de passar conteúdos organizados, claros e seqüenciados, principalmente o vídeo instrucional, educativo o qual é útil para o professor, porque lhe dá a chance de completar as informações, de reforçar os dados passados pelo vídeo. Eles não eliminam o papel do professor; ao contrário, ajudam-no a desenvolver sua tarefa principal, que é a de obter uma visão de conjunto, educar para uma visão mais crítica."

"A escola precisa, enfim, no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte integrante - e não marginal - do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática."
Publicação: Série Idéias n.9. São Paulo: FDE, 1994
Páginas: 21-28
  Para mais informações clique em AJUDA no menu.

fonte:http://www.crmariocovas.sp.gov.br


nome: Maycon





comunicação no ambiente escolar

 Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola. O que nem sempre fica claro entre os integrantes da equipe, porém, é o objetivo primordial de buscar um ambiente como esse: oferecer condições para que as crianças, de fato, aprendam. Para que a gestão escolar seja bem-sucedida, cada medida tomada deve considerar esse preceito, funcionando como um verdadeiro filtro para todas as ações.

A maneira como diretor, professores e funcionários enxergam os alunos é outro ponto que pode determinar o funcionamento do ambiente. "É muito comum vermos equipes que parecem lidar com ‘alunos invisíveis’, condenados a usar banheiros sujos, comer com o prato na mão, de quem se pode falar mal em sua frente, como se não estivessem lá”, afirma a consultora pedagógica do Centro de Documentação para a Ação Comunitária (Cedac), Maria Maura Barbosa. "O que existe é uma responsabilização do aluno (que é visto como quem depreda, é mal-educado) ou da comunidade (que é carente e violenta) pelas más condições da escola.”

O gestor é o responsável pela criação de um ambiente acolhedor, que viabilize o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedagógico da escola. Mas é essencial que ele envolva equipe, pais e alunos em torno desse objetivo. "Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. E os espaços e práticas atitudinais também educam”, diz Bianca Cristina Correa, especialista em gestão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

Por isso, o diretor deve estar muito atento ao que se transmite "nas entrelinhas” dos processos e das relações interpessoais que se estabelecem na escola. Seu desafio é o de coordenar diferentes gestões - equipe, espaços, parcerias, recursos - para promover a aprendizagem das turmas. "As questões burocráticas e administrativas são apenas meios para concretizar as propostas pedagógicas”, diz Vitor Henriques Paro, professor titular da Faculdade de Educação da USP.

Nessa abordagem, o olhar do gestor se volta fundamentalmente para três eixos: a organização dos espaços da escola (não só o das salas de aula), a mobilização de uma equipe coesa (que trabalhe para alcançar uma proposta pedagógica definida) e o estabelecimento de um canal de comunicação com pais de alunos e a comunidade do entorno. Embora ninguém afirme que isso seja tarefa fácil, aplicar essa teoria no dia-a-dia talvez não transforme a instituição numa escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sob todos os aspectos.



FONTE:http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/ambiente-escolar-405729.shtml

NOME:  Artur 1ºB

a importância da comunicaçao no ambiente escolar

A vida em sociedade só é possível através de um processo social básico chamado comunicação, pois é através dela que os seres humanos fazem trocas e realizam todo e qualquer intercâmbio. A comunicação pode ser considerada a base do relacionamento interpessoal e da economia, pois ela rege todas as relações humanas.

Todo mundo sabe o que é comunicação, mas ninguém sabe defini-la com precisão, entretanto é de suma importância que saibamos que o ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém) sempre será necessário e estará presente em nossas vidas.

Existem vários tipos de comunicação, porém a mais tí
A vida em sociedade só é possível através de um processo social básico chamado comunicação, pois é através dela que os seres humanos fazem trocas e realizam todo e qualquer intercâmbio. A comunicação pode ser considerada a base do relacionamento interpessoal e da economia, pois ela rege todas as relações humanas.

Todo mundo sabe o que é comunicação, mas ninguém sabe defini-la com precisão, entretanto é de suma importância que saibamos que o ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém) sempre será necessário e estará presente em nossas vidas.

Existem vários tipos de comunicação, porém a mais típica delas é a comunicação verbal oral, pois é através dela que o homem mantém relações sociais com as outras pessoas.

Podemos tratar a comunicação como um fenômeno concreto e objetivo que só ocorre quando um ser A consegue transferir uma informação para um ser B, e para que isso ocorra, é necessário que, estejam envolvidos três elementos básicos: um emissor, uma mensagem e um receptor.

Cinco grandes etapas marcam o caminho percorrido e a evolução da comunicação humana até o presente. São elas: Comunicação corporal; Comunicação oral; Comunicação manuscrita; Comunicação impressa; Comunicação eletrônica.pica delas é a comunicação verbal oral, pois é através dela que o homem mantém relações sociais com as outras pessoas.

Podemos tratar a comunicação como um fenômeno concreto e objetivo que só ocorre quando um ser A consegue transferir uma informação para um ser B, e para que isso ocorra, é necessário que, estejam envolvidos três elementos básicos: um emissor, uma mensagem e um receptor.

Cinco grandes etapas marcam o caminho percorrido e a evolução da comunicação humana até o presente. São elas: Comunicação corporal; Comunicação oral; Comunicação manuscrita; Comunicação impressa; Comunicação eletrônica.  NOMES: Gabriel 1º A, Arno teles1ºd

a comunicação no meio escolar







O processo de comunicação exerce forte influência na sociedade,Os meios de comunicação desempenham também um importante papel educativo, à medida constituem-se em processos eficientes de educação, porque ensinam de forma atraente, dinâmica e voluntária.A escola necessita, pois, repensar urgentemente a sua relação com o processo de comunicação, ela precisa considerar a comunicação como parte fundamental para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, porque a sociedade atual, uma sociedade globalizada, pautada na informação e no conhecimento, em que é preciso aprender a aprender continuadamente, caracterizada pela velocidade na geração e distribuição de informações precisa estar conectada com o processo de comunicação, bem como com os meios de comunicação de massa, a fim de que se possa obter um processo educativo de qualidade, onde o aluno seja parte integrante de uma sociedade igualitária e democrática.

A comunicação no meio escolar


"A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os Meios de Comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. A escola também não pode pensar em imitá-los, porque nos Meios predomina a função lúdica, de entretenimento, não a de organização da compreensão do mundo e das atitudes."

"A escola pode e precisa estabelecer pontes com os Meios de Comunicação. Pode utilizá-los como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. Podem os Meios apresentar o próprio conteúdo de ensino (...) bem como ser, eles próprios, objeto de análise, de conhecimento."

"Os Meios de Comunicação - o jornal, o rádio, a televisão, o cinema - podem ser utilizados como ponto de partida de um novo assunto, como pesquisa prévia para debates, como motivação, como estímulo."

"Os Meios podem ser utilizados também como conteúdo de ensino, como informação, como forma de passar conteúdos organizados, claros e seqüenciados, principalmente o vídeo instrucional, educativo o qual é útil para o professor, porque lhe dá a chance de completar as informações, de reforçar os dados passados pelo vídeo. Eles não eliminam o papel do professor; ao contrário, ajudam-no a desenvolver sua tarefa principal, que é a de obter uma visão de conjunto, educar para uma visão mais crítica."

"A escola precisa, enfim, no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte integrante - e não marginal - do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática."

João Victor 1°D
 
 
 
RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR SOB A
VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
 
 
 Nos dias atuais, o mundo é regido por mudanças que
ocorrem numa velocidade
acelerada, aumentando a competição entre as pessoas
. O convívio social tem se tornado cada
vez mais complicado. Buscando melhorar as relações
interpessoais, devemos inicialmente
compreender que cada indivíduo tem sua complexidade
e personalidade própria, que é
construída ao longo de sua vida. Os traços morais d
istintos de uma pessoa são influenciados
pelo ambiente familiar em que o indivíduo vive, nos
aspectos culturais da sociedade em que
está inserido, pela idade ou estágio de amadurecime
nto, herança genética, dentre outros
fatores. Por sermos indivíduos diferentes uns dos o
utros, pensamos e agimos de forma única.
Este trabalho, na área da Educação em Ciências e M
atemática, trata de assuntos
relacionados a concepções e representações de mestr
andos sobre a importância das relações
interpessoais no meio escolar. Teve como sujeitos d
e pesquisa mestrandos em Ciências e
Matemática da Pontifícia Universidade Católica do R
io Grande do Sul, que estão ou já
estiveram inseridos em atuação escolar. 
 
 
                                           aluno;breno santiago
Ambiente das mídias digitais: reflexões sobre comunicação e Educação
 Resumo:
 
Antes de relatar as abordagens sobre mídia digital e fundamentos da educomunicação e da mídia-educação, que têm sido apresentados recentemente no Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação (GP) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), o artigo formula juízos a res-peito do processo de digitalização da informação e sua relação com experiênciasformativas tendo em conta tratar da relação entre técnica e estética num contextode virtualização da realidade e da reconfi guração do estatuto da percepção. Asmodifi cações empreendidas pelo ambiente sociotécnico na desintermediação daspráticas comunicativas e nas apreensões de inteligência, dentre outros aspectos,motivam refl exões sobre mobilidade, compartilhamento de informações e mu-danças nas condições associadas à experiência humana.
 
 
alunos: Mayllon e Willian 


fonte:http://www.perspectiva.ufsc.br/perspectiva_2009_01/Belarmino.pdf